Pra você ficar mais por dentro de como funciona a internet Wi-Fi e aprimorar seus conhecimentos, desmistificar algumas crenças erradas e facilitar a compreensão do assunto, separamos essas curiosidades sobre o sinal e fatores que o envolvem. Vamos à leitura?
1- Alguns eletrodomésticos interferem no sinal
Todos os aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas interferem na sua Wi-Fi. Micro-ondas, telefones sem fio, babás eletrônicas são exemplos desses eletrodomésticos. Mas, isso não significa que você vai deixar de usá-los, não é mesmo? A nossa dica é que você não posicione seu roteador muito perto desses objetos.
2-Posicionar o roteador no alto melhora o sinal
Sim! A posição do roteador faz toda a diferença na atuação do sinal. As ondas emitidas pelo aparelho são de frente pra baixo, ou seja, quando ele está posicionado em um lugar alto, fica com menos obstáculos e pode percorrer livremente pelo local. Por isso vale a pena colocar seu roteador numa cômoda mais alta e em um ambiente com menos móveis.
3- Sinais de Wi-Fi públicos não são seguros
Quem nunca se aproveitou daquela rede livre em algum lugar público? Apesar de muitas vezes precisarmos utilizar redes públicas de Wi-Fi é preciso ter algumas cautelas. Como várias pessoas têm acesso à mesma rede, suas informações pessoais podem ficar expostas e sujeitas a ataques. Então, nesses casos, é importante evitar realizar transações bancárias, digitar senhas ou acessar outras coisas que não podem ser compartilhadas.
4-Usar mais de um roteador não aumenta a conexão
Muito pelo contrário! Se você posiciona mais de um roteador no mesmo ambiente os dois sinais podem conflitar, tornando a conexão mais difícil. Se a sua intenção é aumentar o sinal e seu alcance, o ideal é instalar um repetidor: ele repassa as ondas do seu roteador para os demais cômodos que estão com difícil acesso.
E aí, já sabia dessas informações? Se achou interessante e acha que pode ajudar alguém a entender melhor como funciona O Wi-Fi, compartilhe esse texto!