Quem nunca recebeu uma informação no whatsapp e ficou desconfiado, que atire a primeira pedra. Em tempos de comunicação digital, todos podem comunicar informações, ideias e muito mais. No entanto, vez ou outra surge algo que não parece confiável: algumas vezes mirabolantes, outras, preocupantes! Por isso, preparamos 5 dicas sobre como checar as informações. Essa é uma ótima forma de se proteger digitalmente. Se você quer saber mais, continue lendo!
1 - Desconfiar de informações passadas por familiares e amigos não é algo errado
Você não precisa acusar ninguém, mas todo mundo pode acabar cometendo erros. Então, não confie na informação apenas porque veio de alguém que você conhece. Não tenha receio de checar essas informações!
2 - Não leve em consideração apenas o título
Algumas vezes, recebemos matérias jornalísticas ou outros tipos de conteúdos e levamos em consideração apenas o título, sem ler o material completo. É importante levar em consideração a data da publicação, as fontes e, claro, ler todo o conteúdo. Parece bobagem, mas essa prática pode te ajudar e muito!
3 - Atenção à qualidade gráfica
Sabe quando você recebe uma imagem com uma informação específica e fica rapidamente curioso? Em alguns casos, a imagem parece um boletim oficial de algum órgão específico ou algo que comprometa alguém importante. Antes de compartilhar esse conteúdo, confira em outros sites. Estar de olho na qualidade gráfica do material também é uma forma de saber se vale a confiança ou não!
4 - Dê uma olhada em outros sites
Recebeu a informação, ficou em dúvida? Então confira em outros sites. Você pode colocar a informação direto no Google, afinal, ele tem uma ferramenta que sempre coloca nos primeiros lugares as informações mais relevantes. Dessa forma, você pode saber se a informação é verdadeira/relevante, ou apenas uma fake news.
5 - Já conferiu sites de checagem?
Fez todos os procedimentos que a gente indicou mas ainda está sentindo insegurança em compartilhar? Então recorra a sites especializados em checagem: eles fazem todo o trabalho pesado para você! Você pode acessar o Boatos.org, Aos Fatos e o E-Farsa. Todos eles são especialistas em fazer checagem de informações!
E aí, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com a galera!