Estudar online sempre foi algo que exigia disciplina para ter resultados eficazes. Hoje, neste contexto de pandemia e isolamento social, muitas instituições de ensino pararam, e outras permanecem com suas atividades online, criando um desafio para estudantes que não estavam acostumados com esse modelo de estudo.
Pensando nisso, preparamos esse post com dicas certeiras de como otimizar seus estudos online em casa. Continue a leitura!
1- Adeque seu ambiente!
Diferente do ambiente escolar, as residências não são projetadas pensando nos estudos de quem nelas moram. Portanto, é preciso fazer algumas adaptações para promover o seu foco e conforto durante as atividades.
O ideal é que se tenha um local isolado, como um quarto ou escritório, por exemplo, que estejam mais protegidos de ruídos externos e interrupções. Além disso, não de seve estudar deitado e com pouca luz!
Se a sua posição e iluminação estiverem inadequadas, isso pode contribuir para a indução do sono durante o momento de estudo (e não queremos isso, não é mesmo?).
Se possível, busque uma mesa e uma cadeira com alturas que promovam seu conforto e te mantenham alerta.
2- Tenha uma internet de qualidade!
O professor está dando aquela videoaula difícil e bem na hora da conclusão do raciocínio a sua internet cai...tem coisa pior? Ter uma internet de qualidade pode ser considerado o item fundamental para o desempenho perfeito das aulas online.
Prestar atenção em aulas através de vídeo e ler conteúdos densos por aparelhos celulares ou notebooks no seu ambiente de descanso, o lar, já é complicado, com uma conexão que falha e interrompe o processo fica praticamente inviável.
Então, se você estiver vivenciando esse problema, já sabe que precisa resolver com urgência! Confira os nossos planos aqui.
3- Evite distrações online!
A maioria das escolas proíbe o uso de celular durante as aulas e há uma razão para isso: ele faz com que você se distraia fácil e perca o foco, atrapalhando a absorção do conteúdo. Como no ensino online você utiliza deste meio, é preciso evitar o acesso às redes sociais, jogos e outros aplicativos.
Talvez você pense que responder só uma mensagem não tem problema, ou que consegue prestar atenção na aula e em um game ao mesmo tempo (pode ser que sim!), mas de notificação em notificação, as chances de se distrair são grandes!
Respeite seu tempo de aprendizado, não irão faltar horas para realizar essas outras atividades.
4- Busque conteúdos extra!
Quem não ama a internet? Esse mundo invisível está repleto das mais variadas informações! Porém, muitas vezes não aproveitamos o que ela tem a oferecer de melhor, consumimos apenas aquilo que já nos é direcionado automaticamente.
Que tal fugir um pouco dessa “regra” e maximizar seu aprendizado procurando pelos conteúdos certos? A cada vez que você faz uma busca em um app, o algoritmo dele registra que você tem interesse por determinado assunto e passa a te alimentar com mais informações do mesmo nicho.
Portanto, utilize essa tecnologia de forma inteligente, aprimorando suas pesquisas e selecionando as melhores fontes. De repente você está com acesso a um canal no YouTube excelente que nem imaginava, ou então seguindo um professor de cursos online com uma didática sem igual.
Experimente essa tática, isso pode te ajudar a evoluir nos estudos e ir um pouco além do que já é proposto na sua grade curricular.