A senha é um mecanismo de segurança que nos livra de muitas situações indesejadas, desde o desbloqueio dos dispositivos móveis, de redes sociais e até da chave para acesso ao nosso Wifi. O problema é que, se não forem criadas de maneira efetiva, elas podem falhar no desempenho da função para qual ela foi designada, que é proteger os nossos dados.
Para que isso não aconteça, é preciso pensar em uma combinação que seja memorável e, ao mesmo tempo, segura. A seguir, confira dicas de como escolher a senha perfeita para a sua rede Wifi, sem correr o risco de esquecê-la.
1) Evite senhas que indicam sequências
Quando alguém quer descobrir a senha do seu wifi, sequências lógicas são as primeiras tentativas. Se você não quer compartilhar a sua internet, evite configurar senhas como “123456” ou “abcdef”, porque certamente elas serão testadas para forçar a conexão.
2) Não use datas de aniversário e nomes
Quem nunca usou uma data especial e o próprio nome como senha, que atire a primeira pedra! É fácil de memorizar e não é tão óbvio, mas acredite: a pessoa quando está determinada a descobrir a sua senha, explora todas as possibilidades. E não precisa de muito esforço para conseguir essas informações, basta investigar um pouco!
3) Não utilize senhas que estejam associadas aos seus gostos
É muito comum que as pessoas escolham senhas que estejam intimamente conectadas aos próprios gostos, como o time de futebol e cantor e/ ou música favoritos. Se essas informações dizem muito ao seu respeito, não tenha dúvidas de que as pessoas possivelmente tentarão utilizá-las para ter acesso à sua rede.
4) Se for trocar a senha. não utilize uma combinação que seja semelhante à anterior
Às vezes, trocar a senha com regularidade pode fazer ser bastante oportuno para “expulsar” possíveis “invasores”. Mas, a dica é: evite colocar uma senha que apresente semelhança com a que você configurou anteriormente pode facilitar o trabalho de quem deseja, a qualquer custo, usar a sua rede Wifi.
Captaram todas as dicas até aqui? Temos certeza de que vocês devem estar se perguntando agora: “tá, mas qual combinação de senha devo preferir?” Continue aqui, porque, a seguir, listaremos três maneiras criativas para desenvolver uma senha memorável e segura:
1) Use letras maiúsculas e minúsculas
Se você quer utilizar um nome, por exemplo, mas não quer que a sua senha seja óbvia, aposte nessa distinção entre os caracteres. Você pode colocar a primeira letra maiúscula, ou, alternar no meio da palavra. Isso tornará a sua senha muito mais segura!
2) Combine letras, números e caracteres especiais
Essa aqui vai dar trabalho para as pessoas descobrirem!
Mas, ela pode também ser difícil de memorizar. Então a dica é: escolha uma palavra que faça sentido para você, mas substitua algumas letras por caracteres especiais e números. Por exemplo: p@ramirimn3t22. Use a sua criatividade para ousar nessa criação!
3) Use uma quantidade de caracteres superior ao recomendado
Pode parecer uma ação desnecessária mas, quanto mais caracteres você insere, mais difícil a sua senha se tornará. Além disso, a pessoa que está tentando acessar a sua internet, pode estar utilizando uma combinação de caracteres correspondente à quantidade mínima exigida.
Depois de colocar essas dicas em prática, vai ficar muito mais difícil de conseguirem ter acesso à sua rede Wifi. Se você deseja que um amigo também saiba dessas informações, é só compartilhar. Esperamos ter ajudado.
Até a próxima!