A internet foi, sem nenhuma dúvida, uma das maiores invenções tecnológicas desde o século XX até hoje. Além de fascinante, é completamente indispensável em várias esferas da nossa vida. No blog de hoje, vamos te contar um pouco a respeito da sua história.
Como surgiu a internet?
A Guerra Fria (1945-1991) que envolveu duas grandes potências mundiais, os EUA e a União Soviética, foi o cenário onde surgiu o que hoje conhecemos como internet. Com o objetivo de garantir a privacidade de dados importantes e para facilitar a troca de informações entre membros do governo, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPA - Advanced Research Projects Agency) desenvolveu um sistema de compartilhamento de informações entre pessoas geograficamente distantes. Esse fato marcou, então, o surgimento do primeiro protótipo de rede, a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network). Em 23 de outubro de 1969, estabeleceu-se a primeira conexão através de um e-mail direcionado da Universidade da Califórnia ao Instituto de Pesquisa de Stanford.
E no Brasil, como foi?
No Brasil, o acesso à internet só ocorreu na década de 80, quando universidades brasileiras passaram a compartilhar informações com os Estados Unidos, sendo que no ano de 1989 a sua divulgação foi amplamente popularizada, com a criação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A troca de informações e a pesquisa ganharam muito com esse feito.
Com o desenvolvimento do projeto "redes locais de conexão", o acesso e o conhecimento a respeito dessa inovação tecnológica expandiram para todo o país. De lá pra cá, vários ajustes foram feitos e aperfeiçoados para atender às nossas necessidades.