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Mês da Mulher: veja como a tecnologia tem auxiliado vítimas no enfrentamento à violência

A passagem do Dia Internacional da Mulher costuma levantar discussões e reflexões ligadas aos direitos femininos durante todo o mês de março. Ainda no último dia 6, a Rede de Observatórios da Segurança divulgou dados preocupantes: uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas no Brasil. Somente em 2022, foram registrados 2.423 casos de agressão no país, dos quais 495 resultaram em feminicídio. Para enfrentar esse cenário, a tecnologia vem sendo utilizada como uma importante aliada. Atualmente, muitas plataformas digitais estão conectando vítimas a profissionais ou órgãos que oferecem apoio jurídico, psicológico, acolhimento, orientação e divulgação de canais de denúncia.

Conheça algumas dessas ferramentas:

Todas Por Uma

O aplicativo faz o cadastro de pessoas de confiança da usuária, que receberão uma SMS com um pedido de socorro em caso de situações de risco, além de enviar a localização em tempo real. Também é possível fazer o registro da ocorrência na própria plataforma, gerando um mapa de locais mais perigosos para casos de assédio e violência, por exemplo.

Disponível para download gratuito na Google Play Store.

PenhaS

A ferramenta mapeia informações de serviços de atendimentos e delegacias em todo o Brasil, oferece conversa para acolhimento de forma anônima, informa os direitos das mulheres, orienta quanto à reunião de provas contra o agressor e possibilita às usuárias registrarem até cinco contatos de sua confiança para casos de urgência.

Criado pelo Instituto AzMina, pode ser acessado pelo Google Play e App Store.

Justiceiras

Advogadas, psicólogas e assistentes sociais voluntárias se reúnem nessa plataforma para oferecer acolhimento e apoio técnico, através dos atendimentos virtuais gratuitos. É possível ainda fazer denúncias anônimas.

O Justiceiras surgiu durante a pandemia, período em que os números de violência doméstica cresceram consideravelmente. Para acessá-lo, as mulheres devem preencher um formulário que irá lhe direcionar para a profissional mais indicada para o seu caso, e o contato é feito por WhatsApp.

Isa.Bot

Também criado durante a pandemia, a robô conversa com a usuária através de um chat, dando orientações para casos de violência doméstica ou violência online. Na opção “modo ativista”, o chat é direcionado para mulheres jornalistas, militantes, ativistas e lideranças comunitárias.

OIsa.Bot foi desenvolvido com o apoio do Facebook (atual Meta), Google, ONU Mulheres e a ONG Think Olga e está disponível através do inbox no Facebook ou pelo Google Assistente. 

Mapa do Acolhimento

Criada pelo NOSSAS, a ferramenta conecta mulheres de baixa renda gratuitamente a profissionais voluntárias que oferecem orientação jurídica e atendimento psicológico. A vítima informa alguns dados e localização, e a plataforma busca uma profissional voluntária disponível, ou lhe direciona para o serviço público mais próximo.

Mulher Segura

Mais uma iniciativa que surgiu no período de pandemia como resposta ao aumento nos casos de violência doméstica, a plataforma cria conexões entre mulheres em situação de risco e canais de apoio, presenciais ou online. É possível ainda indicar serviços de acolhimento para integrar essa rede de apoio. Mulher Segura é uma iniciativa do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).

ENDEREÇO

Av. Botuporã, 492 - Centro
Paramirim/BA

FUNCIONAMENTO

De 2ª à 6ª das 8 às 18h
Sábado das 8 às 12h

TELEFONES

77 3471-3172
77 9.9913-7138

Desenvolvido por WFerraz e Vetor

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