O universo da tecnologia sempre foi um atrativo para as histórias de ficção científica, protagonizando muitos roteiros no cinema, TV, literatura e outras expressões artísticas. Desde as produções que usam e abusam da criatividade para dar vida a projeções futuristas, até aquelas que trabalham as inovações tecnológicas de forma mais “pé no chão” ou baseadas em fatos reais, essa temática tem sido abordada de diferentes maneiras ao longo das décadas.Há muitas dessas obras disponíveis atualmente nas telinhas, e nós selecionamos sete dicas de séries para você começar a maratonar hoje mesmo. Confira!
Som na Faixa
Embora não cite diretamente a marca, essa minissérie escandinava é inspirada na história do Spotify. Nela, assistimos como a startup do programador sueco Daniel Ek (Edvin Endre) foi capaz de transformar a indústria musical.Os seis episódios, lançados em 2022, estão disponíveis exclusivamente na Netflix.
Mr. Robot
O engenheiro de segurança cibernética Elliot Alderson (Rami Malek) é convidado por um grupo de hacktivistas para invadir e expor dados da empresa E Corp. Nessa saga, a série mostra o impacto das novas tecnologias na sociedade, enquanto trabalha o transtorno de ansiedade social e a depressão vividos pelo protagonista.Lançada em 2015, as quatro temporadas da série estão no Amazon Prime Video.
Ruptura
Se a sua praia é distopia, com certeza você vai adorar essa produção. O roteiro nos apresenta à empresa Fantasy, onde os funcionários têm acesso a um programa que separa as memórias profissionais das pessoais. Porém, a perda de personalidades em alguns ambientes começa a incomodar os colaboradores.A série é de 2022 e pode ser assistida no Apple TV+. Por enquanto, só há uma temporada no ar, mas a segunda já foi gravada.
The Dropout
Baseada em fatos reais, essa minissérie conta a história da empresa de biotecnologia Theranos e da sua CEO, Elizabeth Holmes (Amanda Seyfried), condenada por fraude por promover uma tecnologia avançada de exames, utilizando apenas poucas gotas de sangue, que na verdade nunca existiu.A produção coloca em debate a cultura empresarial do Vale do Silício, traçando uma linha entre a inovação tecnológica e a desonestidade criminosa.A minissérie foi lançada em 2022 e está no catálogo da Star+.
Black Mirror
Desde 2011 no gosto do público, essa série aborda os efeitos da tecnologia na sociedade, muitas vezes usando lentes distópicas. Os episódios possuem roteiros independentes, e em cada história somos provocados a reflexões sobre as influências negativas da tecnologia no comportamento humano.Black Mirror entrou em um hiato de longos seis anos, mas tem previsão de retornar ainda em 2023.
Silicon Valley
Em tom de comédia, Silicon Valley nos mostra como uma pequena startup de tecnologia se transformou em uma renomada empresa do Vale do Silício. A cultura tecnológica do norte da Califórnia e os bastidores de uma empresa de tecnologia são explorados com humor, o que rendeu à produção cinco indicações ao Emmy de Melhor Série de Comédia.São seis temporadas, que vieram pela primeira vez ao ar em 2014, e estão todas disponíveis no HBO Max.
WeCrashed
Aqui nós mergulhamos pelos bastidores de outra empresa de tecnologia: a WeWork, que desceu do patamar de uma das startups mais valiosas do mundo para sofrer uma das maiores desvalorizações da história. A trama também abre espaço para o romance, protagonizado por Adam Neumann (Jared Leto), confundador da empresa, e a esposa Rebekah (Anne Hathaway).A minissérie chegou ao público em 2022 e está disponível no Apple TV+.Conta pra gente: você já assistiu alguma série dessas? Qual te interessou mais?