Ligamos pra você!

A evolução e os desafios das telecomunicações e da Sociedade da Informação

17 de maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. O marco vem para evidenciar o potencial inovador das comunicações e da informação, destacando o seu importante papel em encurtar distâncias e expandir o alcance das atividades humanas.

A data também faz uma alusão à criação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada das Nações Unidas, em 17 de maio de 1985. Atualmente, a organização trabalha no gerenciamento dos meios de comunicação no planeta, como por exemplo, tornando compatíveis os diversos sistemas técnicos.

Esses padrões de tecnologia internacional têm contribuído para acelerar a inovação em todo o mundo, a exemplo de avanços como o 5G e a Internet das Coisas. Esses avanços, por sua vez, têm a capacidade de gerar grandes benefícios sociais e econômicos.

Mas, afinal, o que são de fato as telecomunicações e a Sociedade da Informação? “Tele” vem do grego e significa “ao longe”, ou seja, as telecomunicações dizem respeito aos meios de comunicação à distância. Já a Sociedade da Informação é fruto da integração das economias dos países de todo o mundo, com o processo de globalização. Ela se fortaleceu após as revoluções tecnológicas do século 20, que resultaram na produção e difusão de informações em larga escala.

A Sociedade da Informação não é estática, mas um fluxo que vive em constante evolução com o passar do tempo. O desenvolvimento da internet gerou um impacto direto nesse processo, ao conectar as pessoas à uma rede ininterrupta de informações. Com isso, a rede mundial de computadores revolucionou a comunicação humana e fundou novas formas de comércio e serviços, que continuam se reinventando.

As possibilidades de conexões, trocas e difusão de informações trazidas pela internet com o tempo passaram a evidenciar o outro lado dessa mesma moeda: a necessidade da inclusão digital. No Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, é preciso ainda discutir as diferenças sociais que implicam na exclusão de boa parte da sociedade desse universo de inovações.

Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e da consultoria PwC, 71% da população com mais de 16 anos não consegue usar a internet todos os dias no Brasil. Esse grupo é formado especialmente por pessoas negras e menos escolarizadas, das classes C, D e E. Enquanto isso, outros 33,9 milhões de brasileiros estão completamente desconectados.

Esse cenário é um exemplo que demonstra o quanto a Sociedade da Informação ainda possui desafios. Por isso, a data de hoje também vem para reforçar a necessidade de se buscar estratégias para incluir digitalmente as camadas mais vulneráveis da população, garantindo o seu acesso aos benefícios das novas tecnologias de comunicação e informação.

ENDEREÇO

Av. Botuporã, 492 - Centro
Paramirim/BA

FUNCIONAMENTO

De 2ª à 6ª das 8 às 18h
Sábado das 8 às 12h

TELEFONES

77 3471-3172
77 9.9913-7138

Desenvolvido por WFerraz e Vetor

clock-omap-markerphone linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram