É possível que em breve os usuários do TikTok possam acessar conteúdos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática diretamente em uma aba na página inicial do aplicativo. O chamado “feed STEM” (sigla para Science, Tecnology, Engineering e Math) está em fase experimental e inicialmente estará disponível apenas para usuários dos Estados Unidos.
Localizado junto às opções “Seguindo” e “Para Você”, a nova aba tem a proposta de fornecer uma alternativa aos vídeos de entretenimento, em resposta às críticas de que o aplicativo pode estar prejudicando a saúde mental de crianças e adolescentes. De acordo com o próprio TikTok, o novo espaço pretende promover a "coaprendizagem, inspiração e enriquecimento".
Os conteúdos disponibilizados no feed STEM passarão por camadas adicionais de verificação, realizadas por organizações parceiras. A Common Sense Networks, que já atua na seleção de mídias adequadas à idade, examinará se o conteúdo é seguro. O instituto Poynter, por sua vez, fará a verificação de fatos para avaliar a confiabilidade das informações apresentadas, com vistas a barrar a propagação de fake news.
Todas essas mudanças podem tornar o TikTok um espaço mais atrativo para públicos com interesse em conteúdos informativos. Por um lado, pessoas que são referências no assunto poderão aproveitar o espaço específico da sua área para produzir informações de qualidade, sem disputar a atenção com dancinhas, virais e outros vídeos com foco em entretenimento. Por outro lado, as pessoas interessadas nessas questões poderão ter mais segurança em acessar dados confiáveis.
A rede já vem fazendo alguns experimentos com feeds voltados a assuntos específicos, o que pode indicar uma tentativa de mudança de estratégia de conteúdos, diversificando o leque de interesses dos usuários. Já foram testados tópicos como moda, esportes e jogos, por exemplo. De acordo com o próprio TikTok, hashtags vinculadas ao STEM já receberam mais de 110 bilhões de visualizações, o que também aponta que essa mudança é potencialmente lucrativa para o aplicativo.
E você, o que achou do feed STEAM? Gostaria que a nova aba seja disponibilizada para usuários brasileiros? Conta pra gente!